![]() Assim como é em cima é embaixo.Lutamos tanto pelas coisas deste mundo, e quando menos percebemos, chega o momento de nossa partida. O corpo perece, enquanto nos libertamos — leves, felizes e livres do peso da matéria e de todo o sofrimento que ela nos impõe. Este mundo funciona como nosso campo de treinamento, nosso afiador, que remove as imperfeições e nos purifica.
"Assim como é em cima, é embaixo" — Hermes Trismegisto. Essa consciência sábia nos revelou grande parte do conhecimento e da sabedoria que temos hoje. A certeza da relatividade do tempo, assim como a convicção de que nada acontece por acaso, deriva de sua própria sapiência e da essência de sua energia espiritual.
Em estado meditativo, percebo toda a energia ao meu redor em movimento — ora lentamente, ora com incrível velocidade. Há momentos em que visualizo o universo em forma espiral, exibindo uma paleta de cores vibrantes. Outras vezes, vejo apenas uma cor única e sinto, profundamente, que este é o verdadeiro lugar de onde vim e para onde retorno.
Nossos sentidos, porém, nos enganam, pois o que eles nos mostram é pura ilusão. Recorde-se que "nada que pode ser destruído é de Deus". Tudo que não pertence a Ele simplesmente não existe. Sei que frequentemente menciono isso, mas é essa verdade que sustenta toda a minha compreensão e que é a fonte de tudo o que experimento e aprendi na vida.
Comentário do dileto amigo Eligio Moura O seu trabalho é uma bela e profunda reflexão espiritual que toca em temas universais como a transitoriedade da vida, a libertação da matéria e a conexão entre os planos superiores e inferiores da existência. A citação “Assim como é em cima, é embaixo”, atribuída a Hermes Trismegisto, serve como alicerce para a mensagem central: o microcosmo reflete o macrocosmo, e tudo no universo está interligado, inclusive os planos físico e espiritual. Os ensinamentos de Trismegisto surgiram entre os séculos II a.C. e III d.C., no contexto do sincretismo entre as culturas grega e egípcia. Meu amigo a sua reflexão me levou a rever Hermes Trismegisto. A filosofia hermética deste Pensador, apresenta sete leis universais, que vale a pena relembrar: 1. Mentalismo – Tudo é mente; o universo é mental. Essa lei afirma que tudo o que existe no universo tem origem na mente. 2. Correspondência – Como é em cima, é embaixo. Essa é talvez a mais famosa das leis herméticas. Ela nos diz que há uma harmonia e interligação entre todos os planos da existência: o espiritual, o mental e o físico. 3. Vibração – Nada está parado, tudo se move e vibra. Segundo essa lei, tudo está em constante movimento, mesmo aquilo que parece inerte. As moléculas de uma pedra vibram. 4. Polaridade – Tudo tem dois polos. Tudo no universo tem seu oposto: quente e frio, luz e sombra, positivo e negativo. 5. Ritmo – Tudo flui e reflui. A vida se move como um pêndulo. Há altos e baixos, entradas e saídas, crescimento e declínio. 6. Causa e efeito – Nada acontece por acaso. Tudo o que acontece tem uma causa anterior, e cada ação gera um efeito correspondente. 7. Gênero – Tudo tem princípio masculino e feminino. Essa lei não se refere apenas ao gênero biológico, mas a dois princípios complementares presentes em tudo: o masculino (ativo, criador, racional) e o feminino (receptivo, intuitivo, emocional). Muito obrigado. A sua página é muito rica em CONHECIMENTO. Para o texto: Assim como é em cima é embaixo.
We fight so hard for the things of this world and, before we know it, the moment of our departure arrives. The body perishes, while we free ourselves—light, happy and free from the weight of matter and all the suffering it imposes on us. This world functions as our training ground, our sharpener, which removes imperfections and purifies us.
“As above, so below” — Hermes Trismegistus. This wise consciousness revealed to us much of the knowledge and wisdom that we possess today. The certainty of the relativity of time, as well as the conviction that nothing happens by chance, derives from his own wisdom and the essence of his spiritual energy.
In a meditative state, I perceive all the energy around me in movement—sometimes slowly, sometimes with incredible speed. There are times when I visualize the universe in the form of a spiral, displaying a palette of vibrant colors. Other times, I see only a single color and feel, deeply, that this is the true place from where I came and to which I return.
Our senses, however, deceive us, for what they show us is pure illusion. Remember, “nothing that can be destroyed is of God.” Anything that does not belong to Him simply does not exist. I know I mention this often, but it is this truth that underlies all my understanding and is the source of everything I experience and learn in life.
RickSteindorfer
Enviado por RickSteindorfer em 14/04/2025
Alterado em 14/04/2025 Comentários
|